Pronúncia em inglês: Top 7 dicas para pronunciar bem

speaking

Quando a decisão de se aprender uma língua estrangeira, neste caso específico, o inglês, é tomada, uma das maiores vontades das pessoas que acabaram de decidir que querem estudar esse idioma, é ser capaz de comunicar fluentemente com qualquer outro falante, nativo ou não, dessa língua.

Essa vontade de se comunicar com os outros geralmente vem acompanhada de um desejo de realizar algumas viagens para países estrangeiros, nos quais, o idioma é falado, além de propósitos e motivações também muito comuns de avançar acadêmica ou profissionalmente.

Essas vontades, desejos e sonhos, logo encontram uma pequena barreira para que possam se concretizar, essa pequena barreira é o estudante que acabou de começar sua jornada de aprendizado, ser capaz de realizar a pronúncia em inglês da forma com a qual sempre sonhou e almejou, porém como ainda está no começo de sua caminhada, esse estudante ainda tem uma distância considerável a percorrer para diminuir o abismo entre seu conhecimento real sobre o idioma, a prática da língua estrangeira e o nível de suas habilidades pessoais no aprendizado dessa língua.

No entanto, é importante perceber que como todas as outras coisas, aprender uma nova linguagem é algo de desenvolvimento a longo prazo, que requer determinação, foco, paciência, resiliência e uma forma de pensar e agir positiva e proativa, então não se preocupe em cometer erros ou com o quanto “ainda falta” para completar sua jornada de aprendizado,  e também não se preocupe se dominar o idioma parecer inicialmente difícil demais de dominar, por que este tipo de impressão geralmente ocorre por causa que adquirir uma nova língua estrangeira é começar a conhecer algo que até então era completamente um ponto de interrogação ou desconhecido, e isso pode gerar ansiedade, apenas respire fundo, não deixe que a primeira impressão te cause esse tipo de sentimento, e acredite na sua capacidade de vencer os obstáculos que aparecerem, de conseguir se desenvolver e melhorar com o tempo, afinal, tudo ou quase tudo é possível com esforço e dedicação.

Esse primeiro estranhamento dos estudantes iniciantes em inglês com a língua estrangeira e principalmente com a forma de ser capaz de realizar a pronúncia em inglês corretamente, tem inúmeras maneiras de ser amenizado e melhorado, até por que, para que seja possível aprender uma linguagem bem, é preciso antes se familiarizar com a linguagem em questão, fazendo com que ela se torne numa parte do seu dia a dia e da sua vida, de uma forma que a longo prazo seja algo tão natural e comum para você ter a presença constante daquele idioma, que você simplesmente já o absorvae, o usea e o dominea de forma intuitiva.

Para diminuir essa distância entre a expectativa inicial do estudante e a realidade, existem muitas técnicas e dicas que podem ser realizadas, porém, antes de ficar sabendo delas e tentar realizá-las, é fundamental entender que é necessário que o estudante não crie expectativas iniciais para o aprendizado do inglês, que não são compatíveis com o progresso normal e natural de um estudante, é sempre bom evitar gerar ansiedade relacionada ao estudo e aprendizado do inglês, e se poupar de cobranças iniciais que só irão prejudicar seu desempenho e bem-estar ao longo de seus estudos.

Mantenha sempre bons hábitos, expectativas moderadas, e sua saúde mental bem, e então qualquer coisa que decida realizar terá suas chances de sucesso e bons resultados exponencialmente aumentadas.

Como mencionado acima, existem muitas dicas para facilitar e melhorar esse processo de aprender a pronúncia em inglês das palavras, e escolhemos as melhores sete dicas para estudantes iniciantes em inglês realizarem para aprender e melhorar sua pronúncia, então ao longo do texto iremos mostrar como e porque aplicar as melhores técnicas e práticas para dominar mais rápidamente a pronúncia em inglês, criando uma maior proximidade com a língua e fazendo do inglês uma presença mais constante e marcante no seu cotidiano, logo, sem mais demora, vamos à apresentação das dicas.

Veja as dicas abaixo:

1 – Saiba ouvir :

Para poder saber a pronúncia em inglês correta de uma palavra, é importante primeiro, conseguir ser capaz de escutá-la e entendê-la corretamente, até porque existem muitas palavras que quando estudamos inglês percebemos que estas palavras possuem sonoridade semelhante, como as palavras “beer”, “bear” e “beard”, a primeira palavra significa cerveja, a segunda palavra significa urso, e a última palavra significa barba.

Uma vez que o iniciante em inglês consiga ouvir e entender corretamente a diferença entre a pronúncia em inglês e o significado dessas palavras, este estudante que está começando sua jornada de tentar aprender inglês, conseguirá então ser capaz de executar por conta própria e de forma correta a pronúncia em inglês dessas palavras, respeitando suas respectivas diferenças, em relação ao significado, contexto e forma de uso.

2 – Preste atenção na forma como movimenta sua boca e língua enquanto fala:

A forma como movimentamos nossas bocas e línguas enquanto falamos é algo que afeta diretamente a forma com que pronunciamos as palavras.

Para ser capaz de realizar a pronúncia em inglês correta das frases e palavras, é fundamental então que se preste muita atenção e que se corrija a forma com a qual movimenta sua boca e língua.

símbolos demonstrando os formatos da boca certos para a pronúncia em inglês
Acima vemos como são os formatos padrão da boca para a pronúncia em inglês de cada letra

Um dos jeitos mais simples e práticos para conseguir realizar isso é começar a utilizar espelhos, experimente treinar a pronúncia em inglês, falando frases e palavras de frente para um espelho, dessa forma você será capaz de se observar enquanto pratica a pronúncia das palavras, e então os erros aparecerão de uma maneira que será mais fácil de reconhecê-los, e portanto, poderá consertá-los de forma mais rápida.

É possível saber o jeito correto de realizar a pronúncia em inglês, seguindo e imitando a forma como seu personagem favorito de um filme ou uma série, pronuncia as palavras, preste bastante atenção nos formatos que o personagem acaba formando com os lábios e na forma com a qual movimenta a boca, e então tente copiá-lo o mais perfeitamente possível, e repetidamente.

3 – Desconstrua as palavras em sons:

Naturalmente as palavras já são formadas por partes menores chamadas de sílabas, logo, se ao invés de se preocupar em pronunciar corretamente grandes blocos de textos ou frases longas quando ainda está no começo da sua jornada de aprendizado do inglês, se preocupe primeiro em conseguir realizar corretamente a pronúncia em inglês das partes menores, as sílabas.

A melhor maneira de fazer isso, é desconstruir palavras individuais  em suas sílabas, e então, tentar pronunciar corretamente cada sílaba separada, para só depois então juntar tudo e tentar pronunciar o todo.

Para saber como é de fato a sonoridade  da pronúncia em inglês de cada sílaba, basta apenas seguir as tabelas do IPA ( international phonetic alphabet/ alfabeto fonético internacional), o IPA é um sistema de símbolos que estudiosos da língua costumam utilizar para explicar como que é o som emitido pelo idioma falado.

Se guie então pelas tabelas do IPA que mostraremos agora, para explicar e exemplificar em detalhes a sonoridade da pronúncia em inglês das palavras. 

Veja abaixo: 

Tabela mostrando as sonoridades dos fonemas quando se pratica a pronúncia em inglês
Entenda como soam os fonemas no inglês

A parte em cinza claro na imagem acima, representa os sons similares aos sons de vogais presentes no alfabeto fonético do inglês, a parte cinza escuro representa as sonoridades dos ditongos presentes, e a parte em bege representa a sonoridade das consoantes.

4 – Escreva os sons das palavras que tiver mais dificuldade de pronunciar:

Quando se deparar com palavras muito complicadas e difíceis de serem pronunciadas corretamente, se esforce para tentar escrever a forma com a qual estas palavras soam. Essa técnica vai ajudar a visualizar o tipo de som que tem que ser reproduzido para que a palavra seja pronunciada do jeito correto.

Muitas vezes quando nos preocupamos apenas com a forma de uma palavra na versão escrita, ficamos confusos e um tanto quanto perdidos em como realizar aquela pronúncia em inglês em específico, ao escrevermos as palavras de acordo com o que ouvimos quando elas são pronunciadas, os sons reais da pronúncia delas se tornam mais evidentes.

Essa dica é um complemento à dica número três, por que essa dica, ajuda a melhorar a visualização e intensifica a fixação dos sons das palavras, descobertos pela realização da dica três.

5 – Se divirta tentando pronunciar trava-línguas:

Como já mencionado previamente aqui, muitas palavras em inglês possuem sonoridades similares em suas pronúncias, então uma das maneiras mais divertidas de conhecer e dominar a pronúncia em inglês dessas palavras é praticando um trava-língua.

Trava-línguas já são originalmente poemas curtos feitos com palavras de sonoridades e pronúncias similares, então ao praticar um trava-língua, o estudante iniciante em inglês é capaz de pela repetição ir percebendo as pequenas diferenças entre as palavras e suas respectivas designações e significados, assim auxiliando também em relação ao entendimento do conteúdo do que está sendo falado no poema curto.

Além de ser uma maneira divertida, praticar a pronúncia em inglês através de um trava-língua é uma forma bem rápida de se esforçar para pronunciar as palavras corretamente, além de também ser uma ótima maneira de competir e brincar com conhecidos e amigos que também estejam tentando aprender inglês.

6 – Assista à vídeos sobre pronúncia em inglês:

Uma das melhores maneiras de se aprender como pronunciar corretamente em inglês é assitir o máximo de vezes possível, pessoas que sejam fluentes em inglês ou nativas de países que falam o idioma do inglês.

Para não ficar apenas assistindo à séries e filmes em inglês, e para ter uma idéia melhor de como o idioma é utilizado em situações do cotidiano e de forma informal, uma boa alternativa é assistir à vídeos  na plataforma do Youtube.

Na plataforma do Youtube existem diversos vídeos que podem auxiliar com a jornada de estudo de praticar pronúncia em inglês.

Existem vídeos que se preocupam em explicar e ensinar a pronúncia em inglês de consoantes ou palavras em específico, e existem outros vídeos que se preocupam mais em explicar e ensinar aspectos e técnicas mais gerais e amplas relacionadas a como pronunciar melhor e certo em inglês.

Abaixo, separamos um exemplo de vídeo no qual o canal do youtube se preocupa mais em explicar e ensinar os aspectos gerais da pronúncia do idioma, e fazer com que os estudantes se aproximem mais da língua estrangeira, diminuindo o estranhamento e a distância inicial que geralmente ocorre quando iniciamos uma jornada de aprendizado de uma língua estrangeira.

Assista agora:

Vídeo sobre técnicas para aprender pronúncia em inglês 

7 – Grave áudio de você praticando falar em inglês:

Da mesma maneira que praticar a pronúncia em inglês de frente para algum espelho ajuda a perceber mais fácil e rapidamente seus erros enquanto está tentando falar em inglês, gravar suas falas em inglês em um áudio, irá te ajudar a ter um entendimento melhor dos sons dos fonemas que está emitindo, e ao comparar esse áudio com um áudio de uma frase similar de um falante fluente em inglês, vocês poderão saber o que precisa ser melhorado e como pode ser mudado.

Se gravar em um áudio enquanto pratica falas em inglês pode ajudar e muito a melhorar a sua pronúncia em inglês e fazer com que se torne fluente em inglês mais rápido.

A gravação pode ser feita com qualquer aparelho de smartphone comum ou qualquer aparelho de tablet ou notebook também comuns, a única coisa necessária é uma boa captação de microfone do aparelho e aplicativos que permitam a gravação e a armazenação de áudios nos aparelhos, existem muitos aplicativos gratuitos que realizam esse tipo de função, dois exemplos deles, um para android  e outro para ios (aparelhos da Apple), são:

App de gravação de áudio para aparelhos Android

App de gravação de áudio para aparelhos da Apple

Combine as boas práticas de vida com todas essas dicas sobre como melhor aprender a pronúncia em inglês e sua jornada de aprendizado do inglês estará muito mais perto de atingir o nível de fluente na língua.

Além de seguir as dicas e orientações desse texto também é bom que você se lembre de que além de praticar essas dicas e se preocupar em melhorar sua pronúncia em inglês, é importante também   se dedicar à todos os outros aspectos do aprendizado da língua estrangeira, neste caso, o inglês, e também de se dedicar e participar ativamente das aulas do curso online de inglês.

Continuaremos trazendo mais informações, reflexões e dicas sobre aprender inglês aqui para o blog do Eng Breaking para te ajudar nos seus estudos e jornada de aprendizado do inglês, então continue nos acompanhando por aqui, para tirar o máximo de proveito possível do seu potencial de desenvolvimento na língua.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *